ARTICLES


Abstract:

Ludum, do latim, significa jogo. O presente artigo busca abordar o processo criativo da composição musical Ludum para flauta, violino e violoncelo, da qual aplica conceitos e técnicas retirados do contexto do Áudio Dinâmico para jogos eletrônicos e reproduzindo-os fora deste contexto. Através de uma adaptação musical dos papéis de jogador e interface,foi trazida uma nova experiência de interatividade em sua execução tanto para o compositor, intérpretes(regente e instrumentistas), bem como para os espectadores.

Ludum, uma composição " jogo " -Técnicas de Áudio Dinâmico para Games aplicadas em outro contexto

Link para ler e baixar: https://goo.gl/6BW99p


Abstract:

O presente artigo pretende apresentar um resumo da dissertação, e suas produções relacionadas (desenvolvimento de um jogo eletrônico e partitura musical), que busca discutir e exemplificar os processos composicionais aplicados no Audio Game Breu, jogo eletrônico do gênero suspense/terror, constituído exclusivamente de recursos sonoros. Dentre dezenas de jogos eletrônicos do formato Audio Game analisados, foi constatado que a maioria não utiliza o recurso narrativo e da composição musical, e sim somente locuções interfaciais e efeitos sonoros como forma de fornecer feedbacks ao jogador, impactando negativamente em sua experiência imersiva. No caso do Audio Game Breu, que possui uma narrativa densa e permite uma maior liberdade de exploração ao jogador em relação aos jogos do formato audio game pesquisados, foi necessária a criação e implementação de uma composição musical que fosse capaz de não apenas dialogar com a narrativa do jogo, mas também auxiliar na navegação e cumprimento de objetivos do jogador potencializando a imersão do mesmo durante a interação. Para isso, experimentei diferentes técnicas composicionais, além de abordar definições de jogo eletrônico, áudio dinâmico, inclusão e imersão, dentre outras. A pesquisa surgiu a partir da motivação de se produzir um audio game que não fosse voltado exclusivamente para o público deficiente visual e que houvesse uma maior exploração da narrativa e dos recursos sonoros, em especial da composição musical, geralmente não utilizada em jogos do formato. Tal exploração teve como intuito oferecer uma experiência interativa semelhante e sobretudo mais imersiva para jogadores videntes ou deficientes visuais, promovendo assim uma maior inclusão. Concluo a partir da observação de interações e relatos orais de jogadores de perfis diversos do Audio Game Breu, que a aplicação dos conceitos aqui apresentados na composição musical do jogo contribuíram de forma significativa na experiência imersiva do jogador, de modo que a música cumpriu funções diversas como inserir dinâmica e tensão na narrativa do jogo, além de trazer informações e feedbacks auditivos essenciais ao bom desempenho do jogador.

Composição musical no Audio Game Breu: os desafios e processos de um jogo inclusivo

Link para ler e baixar: https://bit.ly/2RRiL83


Abstract:

De acordo com Jason Brame 2009, o jogo Super Mario Bros (1985) tem uma das melodias mais conhecidas dos jogos eletrônicos. Esta trilha tem sido objeto de estudo sob a ótica da harmonia, forma e narrativa musicais, mas nenhum desses estudos aborda o aspecto dos contornos melódicos. Este artigo apresenta resultados preliminares de um estudo de relações entre os contornos melódicos da trilha do jogo e seus elementos visuais. O estudo está baseado em operações de direção e oscilação da Teoria de Relações de Contornos Musicais e revela relações entre elementos visuais e contornos melódicos em dez dos 21 fragmentos analisados.

Relações de contornos entre elementos sonoros e visuais do jogo Super Mario Bros

Link para ler e baixar: https://goo.gl/HvV2Cq


Conceitos de Temporalidade em música de Jonathan Kramer aplicados aos jogos eletrônicos - Audio Game Breu: um estudo de caso

Link para ler e baixar: https://goo.gl/KQACn1

Abstract:

O AudioGame Breu é um jogo eletrônico constituídoexclusivamente por recursos sonoros produzido pela equipe dedesenvolvimento de jogos Team Zeroth. O presente artigo pretende fazer uma análise dos elementos temporais presentes nacomposição musical do AudioGame Breu através de conceitos detemporalidade em música extraídos do livro Time of Music de Jonathan Kramer, ressaltando a capacidade da música alterar apercepção temporal do ouvinte, bem como a experiência interativae imersiva do jogador. Conceitos outros como forma aberta, formamóbile, sobreposição vertical, eventos e momentos sãoapresentados. Tendo em vista a necessidade do compositorespecializado em produzir áudio para Games de se criar músicapara acompanhar trechos lineares em custcenes, onde não háinteração do jogador e de trechos não-lineares onde há interaçãodo jogador, podendo se resumir em dezenas de horas de tempo deinteração, se faz necessário uma maior reflexão acerca do estudodo tempo no contexto da criação de música para jogos eletrônicos.


A importância da composição musical na imersão dos jogos eletrônicos: audiogame Breu , um estudo de caso

Link para ler e baixar: https://goo.gl/WnFk16

Abstract:

Breu é um Audio Game, jogo eletrônico constituído exclusivamente por recursos sonoros, sendo produzido pela equipe de desenvolvimento de jogos eletrônicos Team Zeroth. O presente artigo buscaabordar a importância da imersão nos jogos eletrônicos e o papel da composição musical neste contexto,exemplificando conceitos através dos processos composicionais aplicados no Audio Game Breu. O artigo demonstra novas possibilidades de diálogo e relações entre a composição musical e os demais elementos sonoros de um jogo eletrônico, enriquecendo assim a experiência do jogador.


FMOD Studio Unity Integration: Criação de eventos de Audio no Unity 5 para a construção de um Audio Game utilizando o middleware FMOD Studio

Link para ler e baixar: https://goo.gl/K5tWfo

Abstract:

O presente tutorial pretende abordar os processos de criação e implementação dos sons para um Audio Game, jogo eletrônico constituído exclusivamente por recursos sonoros, perpassando por processos de Composição musical, Sound Design e Programação.


Abstract:

O ensino de composição musical para Games é uma matéria tão recente e, assim como o próprio desenvolvimento de jogos eletrônicos em si, com inúmeras possibilidades metodológicas a serem experimentadas e validadas. Pensando em trazer novas experiências aos alunos e proposições metodológicas aos professores do crescente número de disciplinas ligadas ao ensino de composição de trilhas sonoras para Games, o presente artigo busca relatar a experiência e resultados obtidos em duas abordagens didáticas aplicadas em públicos-alvo distintos. A primeira com enfoque técnico aplicado em alunos do curso Intensivo de Produção de Áudio para Games no Studio Vaz, estúdio de produção musical localizado em Salvador-BA. E, a segunda com enfoque acadêmico aplicado em alunos de graduação em Composição e Regência,como parte da matéria “Tirocínio Docente Orientado” no Mestrado em Composição musical aplicada em jogos eletrônicos pela mesma universidade.

Proposições de metodologias para o ensino de composição musical aplicada aos jogos eletrônicos: dois estudos de caso

Link para ler e baixar: https://goo.gl/gdDpa6